ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2024 -

NOTÍCIA

Fifa vai assumir em maio o controle da Arena Pantanal

Estado quer realizar outros eventos antes; Silval nega que estádio será "elefante branco"

Data: Quinta-feira, 10/04/2014 00:00
Fonte: LISLAINE DOS ANJOS/ Midia News
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) assumirá a gestão da Arena Pantanal, em Cuiabá, a partir do dia 23 de maio, a fim de preparar o estádio para a realização da Copa do Mundo de 2014, em junho e julho.


A informação é do governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB).


Técnicos da Fifa acompanharam o primeiro evento no estádio - o jogo entre Mixto e Santos, no dia 2 passado, pela Copa do Brasil - e, quando assumir o controle, a entidade deverá fazer os últimos ajustes nas estruturas temporárias, que serão erguidas no estádio para o Mundial, bem como os detalhes de operacionalização para o evento.


"Queremos fazer outros eventos, como a comemoração do aniversário de 80 anos do Mixto, e eventos com outros times que temos aqui, antes de entregar a Arena oficialmente para a Fifa"


Antes da “troca de comando”, porém, o Estado pretende realizar outros testes no estádio – além do jogo inaugural entre Luverdense e Vasco, agendado para o dia 26 –, envolvendo outros times mato-grossenses, a fim de que todas as falhas possíveis possam ser corrigidas antes da Copa.


“Queremos fazer outros eventos, como a comemoração do aniversário de 80 anos do Mixto, e eventos com outros times que temos aqui, antes de entregar a Arena oficialmente para a Fifa”, disse Silval.


“Elefante branco”


O governador voltou a descartar a hipótese de que a Arena Pantanal se transforme num grande “elefante branco”, como afirmam alguns críticos esportivos, devido à falta de incentivo ao esporte no Estado e à ausência de times de Mato Grosso na Série A do Campeonato Brasileiro.


“Nós queremos ter Mato Grosso na elite do futebol brasileiro, com a estrutura que nós temos e com o avanço que o Luverdense está tendo na segunda divisão. Vamos chamar os empresários para que, em breve, nós possamos ter Mato Grosso na primeira divisão do Campeonato Brasileiro”, afirmou.


De acordo com Silval, a terceirização da gestão do estádio será feita imediatamente após o fim do Mundial de 2014, mas respeitando a estrutura do estádio, que foi concebido para ser um espaço multiuso, não apenas um palco para o futebol.


“Vamos procurar pessoas que tenha know how e experiência para dar viabilidade [ao estádio], porque aqui tem espaço para tudo: para ser centro de eventos e de festas, abrigar espaço cultural, museu, enfim. Tem espaço para tudo. São 109 mil m² de construção, só a Arena, fora o entorno, com mais de 200 mil m² entre estacionamento, área de lazer e tudo o mais”, disse.


A obra


Com capacidade para quase 42 mil torcedores durante a Copa do Mundo – quando irá receber quatro jogos da primeira fase do torneio –, a Arena Pantanal tem sua construção orçada globalmente em R$ 570 milhões.


O gramado será estreado na Copa no jogo do dia 13 de junho, a partir das 18h, quando Chile e Austrália se enfrentam, na luta pela classificação no Grupo B.


O segundo jogo que irá acontecer na Capital será entre Rússia e Coreia do Sul, pelo Grupo H. A disputa acontecerá no dia 17 de junho, também a partir das 18h.


No dia 21 de junho, a partir das 18h, entrarão em campo, na Arena Pantanal, as seleções da Bósnia e Nigéria, pelo Grupo F.


O último jogo que acontecerá em Cuiabá será no dia 24 de junho, a partir das 16h, entre Colômbia e Japão, pelo Grupo C.