ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Acre fecha abrigo de haitianos em Brasiléia

Imigrantes que chegarem à cidade serão orientados a irem para Rio Branco. Mais 20 mil haitianos já passaram por Brasileia

Data: Quinta-feira, 10/04/2014 00:00
Fonte: Agência Brasil

O governo do Acre determinou a desativação do abrigo de haitianos em Brasileia, ao sul do estado. O antigo abrigo será substituído por um novo, na capital, Rio Branco. Segundo o secretário de Direitos Humanos acriano, Nilson Mourão, o abrigo de Brasileia deverá ser fechado neste final de semana. Para os novos imigrantes que entrarem no Brasil pela fronteira do Acre, a orientação é a de que sigam viagem até Rio Branco para providenciar documentação. Até então, Brasileia e Epitaciolândia eram as cidades que faziam o primeiro acolhimento dos estrangeiros.


A estimativa é que pelo menos 20 mil haitianos tenham passado por Brasileia, aumentando a demanda por serviços. Até agora foram gastos R$ 15 milhões no acolhimento dos haitianos. “Brasileia é uma cidade pequena, que estava tumultuada com a quantidade de imigrantes e lidando com a situação há quatro anos. O governo entendeu que a alternativa é enviá-los para Rio Branco. Os imigrantes não vêm para ficar. O estado [Acre] é a porta de entrada”, informou Mourão.


Nos abrigos, os estrangeiros recebem alimentação, documentação, serviço de atenção à saúde e oferta de trabalho por parte de representantes de empresas que visitam o local. Com o fechamento do abrigo, desde a semana passada, 950 estrangeiros deixaram Brasileia rumo a São Paulo e aos estados da região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. "Eles [os estrangeiros] sabem para onde vão, têm roteiros, eles não vêm sem ter isso. Há quem fique em São Paulo, muitos outros vão para o sul", disse o secretário de Direitos Humanos do Acre.