ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Sem transporte, alunos perdem aula há um mês em cidade turística de MT

Estradas de acesso à escola de comunidade rural estão intransitáveis. Por causa disso, o transporte escolar foi suspenso.

Data: Quarta-feira, 09/04/2014 00:00
Fonte: Do G1 MT

Desde o dia 10 de março, alunos da rede municipal de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, que moram nas comunidades rurais do município não frequentam a escola por falta de transporte. O serviço foi suspenso devido às más condições das estradas. Revoltados, os pais dos estudantes fizeram um protesto e trancaram o prédio da escola. A reportagem tentou manter contato com o prefeito da cidade, José Neves, mas ele não atendeu as ligações, assim como o secretário de Obras do município.

 

A diretora da Escola Municipal Jacondino Bezerra, que fica na comunidade João Carro, Maria Erenir Santiago dos Santos, disse que, dos 250 alunos matriculados, apenas metade está indo às aulas porque o ônibus não consegue fazer a rota. "As estradas estavam ruins e, por isso, suspendi as aulas por uma semana. Avisamos a Secretaria de Educação do município para dar tempo deles arrumarem a estrada", afirmou.


A escola que fica na zona rural de Chapada dos Guimarães atende alunos de seis comunidades vizinhas. As estradas não têm asfalto e alguns trechos estão intransitáveis. Por causa disso, os pais dos alunos que ficaram sem o transporte, adotaram uma medida radical e trancaram o portão da unidade. Um deles é o produtor rural Josenil Mendes, que mora na comunidade Pedra Preta, onde o ônibus não passa mais. "Trancar a escola foi o único jeito que encontramos para que alguém tome providência. Ninguém dá satisfação e o ônibus tem lugar que não entra, senão, não sai mais', afirmou.


Avô de um aluno da escola, o produtor Mário Lopes disse temer que as condições precárias das estradas provoquem algum acidente. "Meu medo é de que ônibus tombe e machuque as crianças. Mas elas têm direito a estudar", pontuou. O neto dele mora na comunidade Quilombo, a 15 km da escola.


A situação da estrada de acesso a duas comunidades da região, a Mata do Cipó e a Castelona, é tão precária que possui um buraco no meio da pista, com mais de um metro de profundidade. Pelo local, não passa ônibus e nem qualquer outro veículo.