ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Familiares e amigos de José Wilker se reúnem para cremação no Rio

Cerimônia no Memorial do Carmo, no Cajú, na zona Portuária da cidade, acontece no fim da tarde deste domingo, 6.

Data: Domingo, 06/04/2014 00:00
Fonte: Luciana Tecídio do EGO, no Rio
Mariana Wilker, filha de Renée de Vielmond com José Wilker, é amparada por parentes
(Foto: Wagner Santos / FOTO RIO NEWS)
Isabel Wilker (Foto: Wagner Santos / FOTO RIO NEWS)Isabel Wilker, filha de Mônica Torres com José Wilker, chega para cremação do corpo do pai
(Foto: Roberto Teixiera / EGO)

No fim da tarde deste domingo, 6, às 16h30, a família e os amigos de José Wilker se reuniram para a cerimônia de cremação do corpo do ator e diretor.  A atriz Betty Faria, a diretora Denise Saraceni e Renée de Vielmond, ex-mulher de Wilker, além de Vera Holtz e Guilhermina Guinle, que foi casada com Wilker durante sete anos, foram as primeiras a chegar para a despedida.


Guilhermina Guinle chega na cremação do corpo de José Wilker (Foto: Roberto Teixeira / EGO)
Guilhermina Guinle chega para cremação do corpo
de José Wilker (Foto: Roberto Teixeira / EGO)

Padre Jorjão (Foto: Roberto Teixeira / EGO)
Padre Jorjão chega para missa de corpo presente
(Foto: Roberto Teixeira / EGO)

Ana Rosa (Foto: Wagner Santos/Photorio)
Ana Rosa ficou emocionada com missa final
(Foto: Wagner Santos/Photorio)

Mariana Vielmond Wilker (Foto: Wagner Santos/Photorio)
Mariana Wilker é amparada durante cremação
(Foto: Wagner Santos/Photorio)
  •  
Isabel Wilker (Foto: Wagner Santos/Photorio)
Mônia Torres e Isabel Wilker, ex-mulher e filha de Wilker
(Foto: Wagner Santos/Photorio)

Claudia Montenegro, bastante abalada (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Claudia Montenegro, bastante abalada, é amaparada
por amigos (Foto: Roberto Teixeira/EGO)

Uma última missa de corpo presente foi rezada pelo Padre Jorjão, pároco da Igreja Nossa Senhora da Paz, no bairro de Ipanema.


A cerimônia foi restrita aos parentes e terminou por volta das 17h40. Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi durante a oração de São Francisco de Assis, que terminou sob uma forte salva de palmas.


A namorada de José Wilker, a jornalista Claudia Montenegro, era uma das mais emocionadas e precisou ser amparada por amigos.


Após a cerimônia, a atriz Ana Rosa conversou com o EGO e contou que a missa comandada pelo Padre Jorjão foi “emocionante”:


“Ele pediu que cantássemos a canção de São Francisco. O Padre Jorjão falou palavras ricas, a meu ver, pertinentes a qualquer religião”, disse a atriz emocionada.


A atriz também ressaltou: “A morte é uma tristeza! Há alguns dias atrás foi a do Paulo Goulart e, agora, foi o Wilker. Nosso elenco está ficando muito pobre aqui embaixo”, desabafou.


“Quero lembrar dele como na novela “As três irmãs”, em 2008. Ele me chamava para passear num carro dourado. Acontecia uma chuva de prata e o carro ia em direção a uma luz. Quero me lembrar dele assim! Como se estivesse despertando feliz para um outro plano", explicou Ana Rosa.


A atriz Vera Holtz contou que a despedida foi "linda":



"Não sei onde serão jogadas as cinzas.  Foi muito rápido, ninguém pensava nisso. A salva de palmas no final foi espontânea. Padre Jorjão é uma pessoa muito especial. Acalmou espiritualmente com a palavra. Ele leu o Evangelho do dia que foi sobre a Ressurreição de Lázaro. O evangelho desse dia foi lido em todos os países do mundo, o que redimensionou o Zé."


Mais cedo, o corpo do ator e diretor José Wilker deixou o velório, no Teatro Ipanema, na zona Sul do Rio, às 15h30, sob intensa salva de palmas feita por 500 fãs.


Velório reuniu parentes, amigos, fãs

Até o meio da tarde deste domingo, parentes e amigos de Wilker participaram do velório, que aconteceu desde a noite de sábado, 5, no Teatro Ipanema, na Zona Sul da cidade. Famosos como Gloria Pires,Cláudia Abreu, Stenio Garcia, Vera Holtz,Marcelo Serrado, Mauro Mendonça, entre outros, chegaram muito emocionados ao local.



O caixão com o corpo do ator foi posicionado em cima do palco do teatro, cercado por flores, fotos e quadros que reproduziam cartazes de suas peças. No chão, aos pés do caixão, foi colocada uma bandeira do Flamengo. Também conhecido por sua elegância e estilo, Wilker foi vestido com terno, gravata, calça jeans e um tênis rosa All Star. Logo pela manhã, coroas de flores enviadas pelo apresentador Fausto Silva, pelo diretor Wolf Maya e pelo prefeito Eduardo Paes foram entregues no teatro.

 

Ator foi vítima de um infarto fulminante 

José Wilker, 67 anos, foi vítima de um infarto fulminante e não teve tempo de ser socorrido. Uma ambulância do Hospital Samaritano foi chamada, mas ao chegar à casa da namorada do ator, a jornalista Claudia Montenegro, onde ele estava, Wilker já havia morrido.


A notícia da morte de Wilker pegou amigos e parentes de surpresa. Logo em seguida,famosos começaram a lamentar a perda em redes sociais e a filha do ator, Isabel Wilker - fruto de seu relacionamento com Mônica Torres - desabafou em seu perfil no Facebook. "Só tenho amor, muito amor, e agora saudades, sempre. Obrigada a todos pelo carinho", escreveu ela. Wilker também deixou mais uma filha, Mariana, fruto de sua relação com a atriz Renée de Vielmond. Antes de sua morte, o ator estava preparando a festa de aniversário de 34 anos de Mariana.


Cortejo chega ao cemitério (Foto: Wagner Santos / FOTO RIO NEWS)Corpo do ator e diretor José Wilker chega para cremação  (Foto: Wagner Santos / FOTO RIO NEWS)