ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Deputada cassada na Venezuela quer ser ouvida na América Latina

Data: Sábado, 05/04/2014 00:00
Fonte: Por Esteban Israel (Reuters)

Embora tenha sido destituída pelo governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, a dirigente oposicionista María Corina Machado distribuiu nesta semana no Brasil cartões pessoais com o logo da Assembleia Nacional que a mostram ainda como deputada.


María Corina, expulsa do Parlamento controlado pelo Partido Socialista, de Maduro, foi convidada por deputados da oposição brasileiros a falar no Congresso sobre a repressão aos protestos antigovernamentais que ela lidera há quase dois meses na Venezuela.


"Todos ficaram de pé e começaram a aplaudir e dizer: 'Venezuela! Liberdade! Democracia!'", disse ela à Reuters na quinta-feira à noite durante uma entrevista em um hotel de São Paulo. "E eu pensava: no dia anterior me impediram pela força de entrar no meu Congresso".


"Ter este apoio eu creio que é muito revelador, porque a comunidade internacional tem sido um dos principais pilares que endossaram e deram legitimidade ao regime durante os últimos 15 anos", explicou.


Os oposicionistas venezuelanos acusam o falecido presidente Hugo Chávez e seu sucessor, Maduro, de tentar perpetuar-se no poder com truques populistas financiados com a enorme renda petrolífera da Venezuela.


Chávez venceu com folga todas as eleições às quais se candidatou desde 1999. E seu discípulo Maduro também se impôs nas urnas no ano passado, embora por uma margem muito estreita.


A viagem de María Corina ao Brasil é parte de uma campanha internacional depois de perder sua cadeira na Assembleia Nacional e se transformar em alvo de uma investigação criminal que poderá levá-la à prisão, como ocorreu com outros opositores.


O governo socialista de Maduro a acusa de fomentar a violência para provocar um golpe de Estado. Pelo menos 39 pessoas morreram desde o início das manifestações em fevereiro, entre as quais manifestantes e também militares.