ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

PTB lança Luiz Pagot candidato ao Governo do Estado

Es-DNIT se apresenta como "terceira via"; Serys pode disputar vaga no Senado. Luiz Antonio Pagot, que teve seu nome lançado pelo PTB ao Governo de MT

Data: Sexta-feira, 04/04/2014 00:00
Fonte: LAÍSE LUCATELLI/ Midia News

A cúpula do PTB lançou, nesta sexta-feira, o ex-diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antonio Pagot, como candidato ao Governo de Mato Grosso.



O anúncio foi feito pelo presidente regional do partido, o ex-prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, após um encontro da direção petebista que durou cerca de três horas, no Hotel Paiaguás.



Segundo Galindo, a candidatura do PTB é uma "terceira via", no processo de disputa pela sucessão do governador Silval Barbosa (PMDB), nas eleições deste ano. 



Luiz Antonio Pagot disse, em entrevista que o projeto petebista visa ao confronto direto com a oposição e a situação,  com uma candidatura alternativa.

 

"Hoje, a disputa está restrita a dois grupos, que querem praticamente homologar a eleição, e já estão até comprando terno para a posse"



"Hoje, a disputa está restrita a dois grupos, que querem praticamente homologar a eleição, e já estão até comprando terno para a posse", disse o ex-diretor do DNIT, se referindo ao fato de que o embate, atualmente, se restringe aos grupos políticos formados pelas base do governador Silval Barbosa (PR) e do senador Pedro Taques (PDT).



Chico Galindo também admitiu que o PTB não descarta a possibilidade de lançar uma "chapa pura", na disputa eleitoral. Nesse caso, o nome da ex-petista Serys Slhessarenko (PTB) seria a opção para disputar a única vaga que Mato Grosso terá direito no Senado este ano.



"Se for necessário, vamos sair com chapa pura. Mas antes de optar por esse caminho vamos procurar todos os partidos para construir essa terceira via", disse Galindo. 



"Eu tenho 60 anos e trabalho com política desde os 16. Dá sim para liderar esse projeto. Sugerimos liderar, mas podemos também ser liderados, desde que atenda aos ideais do PTB, Não temos a vaidade de encabeçar a chapa", afirmou Pagot.  



Antes de optar pelo nome de Pagot, os petebistas vinham mantendo reuniões com o grupo de Pedro Taques, e estiveram perto de selar uma aliança. Porém, de acordo com Galindo, a demora em definir o candidato a senador do grupo fez com eles se voltassem para a candidatura própria. O objetivo era emplacar Serys na chapa de Taques. 



Resistências

O ex-chefe do DNIT ficou conhecido pelo estilo "gerentão", durante sua passagem pelo Governo Blairo Maggi (PR) e pela autarquia ligada ao Ministério dos Transportes, e tem sido o principal porta-voz das críticas do PTB ao Governo do Estado. 



Seu nome, porém, ainda encontra resistência dentro do próprio partido, como o vereador Leonardo de Oliveira (PTB), que é líder do prefeito Mauro Mendes (PSB) na Câmara de Cuiabá, e em entrevista recente ao MidiaNews, considerou a candidatura do ex-diretor do DNIT uma “piada”.



Outra dificuldade de Pagot é sua situação jurídica, já que ele foi condenado em agosto de 2013 por fraude em licitação e perdeu os direitos políticos. Portanto, ele não pode votar nem ser votado. Ele afirmou que o processo ainda está em andamento e espera resolver essa pendência até maio.