ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Protesto contra a austeridade termina em confronto na Bélgica

Data: Sexta-feira, 04/04/2014 00:00
Fonte: Agência ANSA

Entre 30 mil e 40 mil pessoas foram às ruas em Bruxelas, na Bélgica, para participar de um protesto contra as políticas de austeridade impostas pela União Europeia. Convocado por sindicatos de 21 países que fazem parte do bloco econômico, o ato foi marcado por confrontos com a polícia. Em frente à estação Bruxelas Norte, na avenida Albert II, foram registrados lançamentos de fogos de artifício e sinalizadores.    


Além disso, um grupo de manifestantes tentou derrubar um bloqueio das forças de segurança, que reagiram com o uso de hidrantes. Conflitos também ocorreram no Parque do Cinquentenário, a poucos metros das sedes das instituições europeias, onde os sindicalistas montaram um palco.    


"A austeridade não funciona e causou uma crise econômica e social crescente, com mais de 26 milhões de europeus desempregados, 10 milhões a mais que em 2008. Por isso nos manifestamos e queremos um novo rumo para a Europa", disse Bernadette Ségol, secretária-geral da Confederação Europeia dos Sindicatos (CES).