ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Atirador matou 3 e se suicidou em base no Texas, informa Exército

Soldado serviu no Iraque em 2011 e estava em tratamento psiquiátrico. Local já foi palco de ataque que matou 13 em 2009.

Data: Quinta-feira, 03/04/2014 00:00
Fonte: Do G1, em São Paulo
Policial checa documentos de motorista em frente ao portão do Forte Hood, no Texas, apó o alerta devido ao tiroteio na base militar (Foto: Deborah Cannon/Austin American-Statesman/AP)Policial checa documentos de motorista em frente ao portão do Forte Hood, no Texas, após o alerta devido ao tiroteio na base militar (Foto: Deborah Cannon/Austin American-Statesman/AP)

 


O ataque que aconteceu nesta quarta-feira (2) na base militar de Fort Hood, no Texas, deixou 4 mortos, incluindo o atirador, informou o general Mark Milley, em entrevista coletiva. Um soldado matou três pessoas e deixou outras 16 feridas. Depois, se suicidou com um tiro na cabeça, quando foi confrontado por uma mulher, também militar.


O atirador é identificado pela imprensa como Ivan Lopez, mas os militares não confirmaram seu nome porque sua família ainda não foi contatada. Uma testemunha ouvida pelo canal local KCEN descreveu o suspeito como um homem de cor branca que dirigia um veículo Toyota cinza e levava uma pistola calibre 45.


Milley informou que o homem tomava medicamentos para tratar ansiedade e depressão. Estava em análise se ele sofria de estresse pós-traumático. O soldado serviu no Iraque em 2011. O general apontou ainda que os motivos que poderiam tê-lo levado ao ataque estão sendo investigados, mas que não há nenhum indício de terrorismo, embora essa hipótese não esteja descartada.


Um forte efetivo de polícia isolou a base quando o incidente começou. O Twitter oficial da instalação militar publicou uma mensagem por volta das 19h (hora de Brasília) pedindo que todo o seu pessoal se protegesse. O soldado entrou atirando em dois edifícios, um de serviços médicos e outro de uma brigada de transportes, disse Milley.


"Estamos com os corações partidos que algo assim possa ter acontecido de novo", disse o presidente Barack Obama, em Chicago, ao comentar o caso com jornalistas.


O presidente dos EUA, Barack Obama, durante evento em Chicago no qual falou sobre o tiroteio na base militar Fort Hood, no Texas, em 2 de abril (Foto: Reuters/Larry Downing)
O presidente dos EUA, Barack Obama, durante
evento em Chicago no qual falou sobre
o tiroteio na base militar Fort Hood, no Texas,
em 2 de abril (Foto: Reuters/Larry Downing)
relembre o massacre de fort hood

Incidente anterior
Fort Hood é uma das maiores bases militares dos EUA. Em 5 de novembro de 2009, 12 soldados e um civil foram mortos no mesmo local pelo ex-psiquiatra do Exército americano Nidal Hassan, que também feriu 32 pessoas, 30 delas militares, durante o ataque.


Em seu julgamento, em agosto de 2013, ele assumiu a própria defesa e alegou que o objetivo era impedir que soldados participassem das guerras do Afeganistão e do Iraque, as quais o médico, de origem muçulmana, considerava ilegais. Ele não convocou testemunhas e assumiu inteiramente a culpa pelas 45 acusações que recebeu, chegando a admitir que gostaria de ser condenado à morte, embora antes tenha pedido um recurso para evitar a pena.


Considerado culpado de todas as acusações, Nidal Hassan foi sentenciado à morte por injeção letal e aguarda a execução de sua sentença. Caso ela realmente seja cumprida, ele será o primeiro militar condenado à morte desde 2005, quando o ex-sargento Hasan Akbar foi sentenciado por ter matado dois soldados durante um ataque com granadas e disparos no Kuwait, em 2003.