ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Encontro EUA e Rússia não garante acordo sobre Ucrânia

Kerry se reuniu com ministro russo neste domingo (30) para discutir tema. Embora com posições divergentes, países tentam fechar acordo.

Data: Segunda-feira, 31/03/2014 00:00
Fonte: Da AFP

Estados Unidos e Rússia têm "posições divergentes" sobre a crise ucraniana, mas aceitam continuar a discutir o tema para chegar a um "acerto diplomático", disse neste domingo (30) o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, que está em Paris.


O chanceler russo se reuniu com o secretário de Estado americano, John Kerry,  na residência do embaixador de Moscou na capital francesa.

 

"Manifestamos posições divergentes sobre as razões da crise ucraniana. Entretanto, estamos de acordo sobre a necessidade de encontrar pontos de acordo para chegar a um acerto diplomático dessa crise", acrescentou.


Lavrov também insistiu em uma solução federal na Ucrânia, uma hipótese sugerida para apaziguar a crise deflagrada com a anexação daCrimeia à Rússia, em meados de março. A proposta não conta com o apoio de Kiev.


"As duas partes apresentaram seu plano para conseguir uma desescalada da situação", completou o ministro russo, repetindo que as prioridades de Moscou são "garantir o respeito dos direitos das minorias" e "o desmantelamento das forças irregulares e dos provocadores".


O americano John Kerry fez um apelo à Rússia para que retire suas tropas da fronteira com aUcrânia e insistiu na necessidade de se consultar Kiev sobre qualquer decisão que diga respeito ao país.


"Não aceitaremos um processo, no qual o governo legítimo da Ucrânia não se sente à mesa (de negociações). Não haverá decisões sobre a Ucrânia sem a Ucrânia", declarou Kerry à imprensa, acrescentando que qualquer saída para a crise deve incluir "uma retirada das forças russas atualmente estacionadas na fronteira com a Ucrânia".