ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

"Não hesitei em fazer essa doação para a mulher que amo"

Prefeito viaja hoje para São Paulo e fará operação na sexta-feira (28)

Data: Quarta-feira, 26/03/2014 00:00
Fonte: ISA SOUSA/ MIDIA NEWS

O prefeito Mauro Mendes (PSB) afirmou nesta quarta-feira (26) que não hesitou, em nenhum momento, em ser o primeiro a se oferecer como o doador para a esposa Virginia Mendes. 



Com doença renal policística, a primeira-dama vem apresentando quadro de infecção bacteriana nos órgãos desde outubro de 2012 e precisou retirar os rins em fevereiro deste ano. Passando por hemodiálise (filtragem do sangue) desde a cirurgia, Virgínia entrou na fila de transplantes. 



Aparentemente tranquilo durante coletiva de imprensa para anunciar sua licença, Mendes explicou o processo e agradeceu a Deus pelos exames apresentarem a compatibilidade necessária para a doação. 

 

"Não hesitei em fazer essa doação para a mulher que eu amo e que, há 20 anos, tenho a honra de conviver e de ter formado família"

 


“Há pouco mais de um mês, Virgínia teve que retirar os dois rins por um grave problema de infecção que enfrenta. E iniciei os testes de compatibilidade. Eu fui o primeiro que se prontificou e, graças a Deus, talvez por um desígnio divino, deu compatível”, disse. 



“Não hesitei em fazer essa doação para a mulher que eu amo e que, há 20 anos, tenho a honra de conviver e de ter formado família. Portanto, estou me afastando para que nessa semana ainda possa ser o doador do rim que será utilizado para resolver, definitivamente, o problema de saúde da minha esposa”, completou.


Procedimento


Conforme Mendes, o processo cirúrgico deve ocorrer na sexta-feira (28). Simultaneamente, são preparadas duas mesas de cirurgia, em salas separadas. 



“São duas salas. Tem uma onde fica o receptor, e outra o doador. O processo é simultâneo. Uma equipe começa a preparação do receptor e outra equipe começa o processo de extração do rim do doador. Isso é comandado por um único médico”, explicou. 



“Quando o receptor está pronto, a equipe que está extraindo meu rim está praticamente terminando o trabalho. Em ato contínuo, retiram o órgão e começa o processo de implante. Enquanto isso, está sendo feito o fechamento da cirurgia do doador”, disse. 



Segundo Mendes, o pós-cirúrgico de Virgínia é "bem mais delicado" que o dele. 



“Eu saio antes. A minha cirurgia é muito mais simples, porque vai fazer o processo de interromper a ligação que o rim tem dentro do sistema urinário. No caso dela, é um processo mais delicado, uma vez que o rim não fica na posição normal e sim em outro local. Também é construída a ligação das veias e com a bexiga. Portanto, é um trabalho bem mais meticuloso e cuidadoso”. afirmou. 



Pela diferenciação dos processos, Mendes deve ficar internado apenas três dias e, Virginia, deve passar dois dias na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), e mais 1dez dias internada no hospital. 



A expectativa do prefeito é que a esposa retorne à Capital dentro de um mês. 



“A expectativa é que ela tenha uma melhora na qualidade de vida. No último ano, por exemplo, ela teve quatro internações, com processos graves. Um desses quadros, com início de septicemia [infecção geral grave do organismo] e foi parar na UTI. Então, isso fragilizava o próprio organismo. Ela tinha que tomar antibióticos de forma preventiva, para evitar a recorrência do quadro que afeta o sistema imunológico. Então, certamente, você voltar a uma condição normal, agregará inegavelmente uma grande qualidade de vida”.