ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Intermat finaliza a certificação das glebas Maiká e Divisa

Data: Segunda-feira, 24/03/2014 00:00
Fonte: Da Assessoria

O Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) finalizou as certificações dos perímetros das glebas Maiká e Divisa, no norte do Estado. Juntas, as duas glebas somam cerca de 1,5 milhão de hectares nos quais existem milhares de famílias assentadas desde o início da década de 1980. Dessas glebas foram originados diversos municípios como Marcelândia, Novo Mundo, União do Sul, Paranaíta, Alta Floresta e Peixoto de Azevedo. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) orienta o produtor rural, com áreas nessas glebas, a procurar profissional credenciado para realizar a medição do perímetro do imóvel a fim de obter a regularização fundiária.

 

O analista de Assuntos Fundiários do Núcleo Técnico da Famato, Lino Lopes, explica que, após realizada a medição, o produtor deve solicitar o processo de regularização fundiária no Intermat. “Ao término do processo, o produtor receberá o título do imóvel e, em seguida, registrará o título no Cartório de Registro de Imóveis da comarca”, afirma Lopes.

 

As glebas Maiká e Divisa eram áreas de domínio da União. Em 2011, a presidente Dilma Rousseff, por meio de Decreto 7.452, autorizou a doação das áreas para o Governo de Mato Grosso que assumiu a responsabilidade da emissão de títulos para regularizar os assentamentos e as áreas urbanas da região. “O levantamento e a certificação das glebas levaram cerca de três anos e, finalmente, os produtores dessas regiões poderão regularizar suas áreas, o que dará segurança jurídica nas transações imobiliárias e, consequentemente, contribuirá para aumentar a produção agrícola”, destaca o presidente da Famato, Rui Prado.

 

As informações estão disponíveis na internet, nos endereços abaixo:

 

Gleba Maiká:

https://sigef.incra.gov.br/consultar/parcelas/?termo=&pesquisa_avancada=True&cpf_cnpj=&proprietario=&cns=&matricula=&codigo=&protocolo=&credenciado=ALO&vertice=&sncr

 

Gleba Divisa:

http://certificacao.incra.gov.br/Certifica/certREPR_GRAFICA_IMOVELlist.asp?x_COD_IMOVEL_RURAL=9501653481120&z_COD_IMOVEL_RURAL=LIKE&x_COD_PROFISSIONAL_CREDENCIADO=ALO&z_COD_PROFISSIONAL_CREDENCIADO=LIKE