ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Programa de Artesanato de Mato Grosso é contemplado com caminhão do Governo Federal

Data: Quinta-feira, 20/03/2014 00:00
Fonte: Assessoria Sicme-MT

 

O artesanato de Mato Grosso conquistou mais um importante investimento para as suas atividades. O Programa de Artesanato desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT), foi contemplado com um caminhão baú na tarde desta quarta-feira (19.03), data em que é comemorado o Dia Nacional do Artesão.

 

A cerimônia foi realizada em Brasília, pela Secretaria de Micro e Pequena Empresa (SMPE) com a presença do ministro Guilherme Afif Domingos, que também entregou veículos para outros estados. Na ocasião, o ministro reforçou que a doação marca uma ação conjunta entre artesãos e governo federal para ampliar a produção e venda. “O artesão brasileiro é nosso foco, nossa motivação. São mãos brasileiras que transformam e geram renda de milhares de brasileiros”, destacou. 



Os caminhões são do modelo Atron 1719 Mercedes Benz, 4x2, com cabine em aço, baú de alumínio e plataforma de elevação acoplada. Os veículos têm espaço para aplicação da identificação visual dos Estados. 



O Programa de Artesanato Brasileiro, vinculado à SMPE, é responsável por desenvolver ações que valorizam o artesão brasileiro, elevando seu nível cultural, profissional, social e econômico, bem como desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal. 



Para o titular da Sicme, Alan Zanatta, o caminhão irá beneficiar principalmente o artesão que enfrenta dificuldade para comercializar seus produtos. “Muitos profissionais não possuem ateliê nem conseguem participar de grandes feiras pelo Brasil devido ao custo. Para atender estes casos, o Governo de Mato Grosso desenvolve por meio da Sicme o programa Feira de Artesanato Itinerante, onde levamos as mercadorias e comercializamos para o artesão sem nenhum tipo de custo. Um trabalho que contribui para fomentar o artesanato e melhorar a renda das famílias que vivem desta arte”, explica o secretário. 



Segundo a coordenadora do Programa mato-grossense, Elvira Leite, Em 2013, Mato Grosso participou de 18 eventos de artesanato no Brasil, comercializando 31.522 peças em um valor de R$ 458 mil, beneficiando 4.075 artesões. “Este caminhão já vem todo equipado para atender nossas necessidades. Agora precisamos intensificar os trabalhos para divulgar ainda mais o nosso rico artesanato local e fomentar as vendas do artesanato mato-grossense”, disse.