ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Nove municípios de MT têm situação de emergência homologada

Medida foi publicada no Diário Oficial União de terça-feira (18). Cidades devem elaborar um cronograma de trabalhos para a Defesa Civil.

Data: Quarta-feira, 19/03/2014 00:00
Fonte: Do G1 MT

 

Cratera se formou em rua da cidade de Sorriso, nesta quarta-feira. (Foto: Assessoria/Prefeitura de Sorriso)

Cratera se formou em rua da cidade de Sorriso
(Foto: Assessoria/Prefeitura de Sorriso)


 

Os municípios mato-grossenses de Barra do Bugres, Confresa, Ipiranga do Norte, Matupá, Mirassol  D’Oeste,  Nova Guarita, Nova Santa HelenaPontal do Araguaia e Sorriso tiveram a situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração. As cidades foram afetadas pelas chuvas no mês anterior. A medida foi publicada no Diário Oficial União de terça-feira (18).

 

 

Pontes e estradas em Mato Grosso foram danificadas. A produção agropecuária também foi prejudicada, causando atraso na colheita da soja e no plantio do milho e algodão. Além disso, animais não puderam ser transportados para o local de abate.

 

 

Segundo o secretário de Agricultura de Sorriso, Afrânio Cesar Migliari, o município já contabiliza um prejuízo de mais de R$ 270 milhões. “As chuvas causaram um grande problema pra cidade. Pontes caíram, a colheita foi interrompida e casas ficaram ilhadas. Tudo isso, fez com que fosse necessária a ajuda do governo federal”, explica.

 

 

Com a situação de emergência homologada, os municípios devem elaborar um cronograma de trabalhos a ser entregue para a Defesa Civil. Após isto, o órgão decidirá como agir em cada caso.