ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Vacinação contra HPV chega a 35% do público alvo em Campinas, SP

Imunização é destinada a meninas com idade entre 11 e 13 anos. Vacina é gratuita e usada na prevenção do câncer de colo do útero.

Data: Terça-feira, 18/03/2014 00:00
Fonte: Do G1 Campinas e Região

A primeira semana da campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), em Campinas (SP), imunizou 8,5 mil meninas com idade entre 11 e 13 anos, o que representa 35% do público alvo. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 80% do grupo até 10 de abril.


A vacina contra o HPV, que previne as mulheres do câncer de colo de útero, é injetável e aplicada em três doses. A segunda será seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Para recebê-la, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identidade em um dos 63 centros de saúde do município. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina será oferecida para as meninas com idades entre 9 e 11 anos, enquanto que no ano seguinte a vacinação será apenas para as garotas de 9 anos.


O HPV é um vírus que tem mais de 100 tipos diferentes, sendo que alguns provocam verrugas e outros estão ligados ao desenvolvimento de tumores. É transmitido através de relação sexual e o contágio também pode acontecer de mãe para filho, no momento do parto. Atualmente, está relacionado a infecções de região oral, genital, anal e da uretra, além de câncer de colo de útero, pênis, reto e orofaringe.


Uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. Em relação ao câncer de colo do útero, estimativas apontam que 270 mil mulheres no mundo morrem devido à doença. Neste ano, no Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil mortes. A orientação é para que as mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo (papanicolau) anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

 

HPV (Foto: Arte/G1)