ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Governador assina decreto de desapropriação do Vale do Juinão

Data: Sábado, 01/03/2014 00:00
Fonte: Cleber Batista da Band FM Juína

Pelo menos 176 famílias assentadas no Vale do Juinão, na Fazenda Taciana a 18 km da cidade de Juína viviam na esperança de ter o assentamento legalizado, o presidente da Associação dos Assentados, Lindomar Gomes, disse que os moradores tem batalhado em busca da legalização desde o ano de 2012. 

 

Durante o ano diversos documentos foram enviados para o governo, segundo o presidente, deputados e vereadores ajudaram no processo. 

 

A ansiedade chegou ao fim está semana com a divulgação no diário oficial do decreto de desapropriação Nº 2167 de 26 de fevereiro de 2014, assinado pelo governador Silval Barbosa. 

 

“Parece pequeno mas, é algo muito importante para o povo de Juína especialmente para quem está lutando há muito tempo na gleba Juinão, a publicação desse decreto que declara de fim social e desapropria a área para legalização fundiária que é uma área de 2.188 hectares, disse o deputado Riva que fez o anúncio em primeira mão no programa Band News, jornalístico da Rádio Band FM Juína na quinta-feira (27).

 

Na área os assentados buscam o sustento das famílias com muitas dificuldades tentando produzir a maior diversidade possível de culturas de subsistência, porém a impossibilidade de conseguir recursos financeiros, como empréstimos e financiamentos por falta de documentação tornaram grandes as dificuldades das famílias. 

 

Com a legalização poderá ocorrer ampliação de benefícios das propriedades onde vivem dezenas de famílias. 

 

Alguns dos assentados do Vale Juinão fizeram uma carreata pelas principais avenidas da cidade comemorando a notícia.