ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Juína: CPI apura gastos com remédios e prefeito diz que é refém de máfia

Data: Terça-feira, 25/02/2014 00:00
Fonte: Só Notícias/ Angela Fogaça

 

Após denúncia realizada na primeira sessão ordinária deste ano, os vereadores de Juína formaram uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostos gastos excessivos na compra de medicamentos pela Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado. O vereador Antônio Munhoz Sanches, o “Tuna” (PT), que vai presidir a CPI, disse, ao Só Notícias, que há suspeita de superfaturamento.


Além disso, o objetivo da comissão é saber se houve conivência ou não do prefeito. Ele não soube citar o valor gasto na Saúde que teria levantado a suspeita. Isto ainda será apurado durante os trabalhos da comissão. Os vereadores aprovaram a instalação da CPI por sete votos, na sessão ordinária do dia 17 deste mês. Compõem a CPI, Ivani Cardoso Dalla Valle (PSB) como relatora e a Salete Bergamim como secretária.


Ao Só Notícias, o prefeito Hermes Bergamim (PMDB) disse que os vereadores estão certos em criar a CPI e que ele mesmo já protocolou no Ministério Público Estadual uns quatro pedidos para apurar gastos excessivos na compra de medicamentos. "Estamos reféns das indústrias de remédios. Muitas empresas viraram verdadeiras quadrilhas, manipulam licitações, corrompem servidores públicos. Não somente Juína, mas todas as prefeituras do Estado estão com esse problema".


Segundo o prefeito, a prefeitura abre licitação, pede três orçamentos, mas só uma empresa se apresenta. Dessa forma a prefeitura tem que comprar e aceitar o preço proposto. "Ficamos reféns. Já denunciei essa situação ao Ministério Público por umas quatro vezes, mas é complicado, a população precisa dos medicamentos e acabamos tendo que comprar da forma como a situação se apresenta".