ARIPUANÃ, Terça-feira, 16/04/2024 -

NOTÍCIA

Secretaria de Esportes prepara competições de adolescentes e idosos

Primeira competição acontece de 18 a 21 e abril

Data: Quinta-feira, 20/02/2014 00:00
Fonte: MIDIA NEWS

A Secretaria de Estado de Esportes (Seel) concluiu o cronograma de eventos para o ano de 2014. O calendário esportivo será aberto no dia 18 de abril com a realização do 13º Jogos Abertos Mato-grossenses (JAMs) na fase estadual, com os campeões regionais de 2013 nas modalidades de futsal, handebol, basquete e vôlei. O evento está marcado para ocorrer entre 18 e 21 de abril, em Sinop.



Conforme o assessor técnico de Desporto e Lazer da Seel, Márcio Nogueira, são esperados cerca de 1,4 mil atletas de 50 municípios no JAMs. “A fase estadual é classificatória para a fase nacional em Goiânia de 13 a 18 de maio”, explicou.



A partir de 29 de maio será realizado o 10º Jogos Escolares Fase Regional. Ao todo são 10 regiões que vão receber os atletas das categorias A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos). Oito sede das regionais já estão definidas: Guarantã do Norte, Sinop, Rondonópolis, Guiratinga, Juara, Cáceres, Sapezal e Nobres.



Na fase estadual dos Jogos Escolares, atletas competem em nove modalidades individuais: xadrez, judô, luta olímpica, tênis de mesa, ciclismo, natação, atletismo, vôlei de praia, ginástica rítmica e badminton. A fase estadual vai ocorrer entre 31 de julho a 27 de agosto nas cidades de Tangará da Serra e Água Boa.



A Paraolimpíadas Escolares também deve ocorrer este ano em Cuiabá. A Seel aguarda a publicação do regulamento da etapa nacional para estruturar o evento na capital. Os jogos estão previstos para 04 a 08 de agosto, em Cuiabá. Já o nacional foi marcado para 6 a 11 de outubro, em São Paulo.



O 33º Jogos Regionais Estudantis Mato-grossenses (Jorems) deve ocorrer em dez cidades. Somente falta definir a sede da região Leste, onde os jogos vão ocorrer entre 29 de agosto a 03 de setembro. As demais disputas vão ocorrer nas cidades de Alto Boa Vista, Matupá, Cláudia, Rondonópolis, Juína, Paranatinga, Comodoro, Araputanga e Tangará da Serra.



O VII Jogos Abertos Fase Regional está previsto para ocorrer entre 07 de novembro a 07 de dezembro com etapas em Guiratinga, Campo Novo do Parecis, Água Boa, Alta Floresta, Nova Mutum e Sapezal.



Os eventos, em especial os escolares, devem movimentar cerca de 45 mil estudantes de forma direta. “O esporte é uma forma de ajudar na educação, desperta o espírito de solidariedade dos adolescentes e integra estudantes de todas as regiões do estado, desenvolve a disciplina, dentro de inúmeros benefícios”, enumerou o secretário da pasta, Ananias Martins Filho.



Clique AQUI para ver o calendário completo.