ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Primeira-dama passa bem após cirurgia em São Paulo

Virgínia Mendes retirou os rins na manhã desta terça-feira, no Albert Einstein

Data: Quarta-feira, 19/02/2014 00:00
Fonte: ISA SOUSA/ Midia News

Emanuelle Rigoni

Virgínia Mendes retirou os dois rins nesta terça-feira em São Paulo, estado de saúde é estável

 
 

A primeira-dama de Cuiabá, Virgínia Mendes, passa bem após a cirurgia para a retirada de seus rins, ocorrida ontem (18) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. 



Segundo apurou a reportagem, o procedimento cirúrgico ocorreu conforme o previsto, e foi concluído no final da manhã. O quadro de saúde de Virgínia é estável.



A cirurgia foi conduzida pela equipe do médico nefrologista Virgílio Gonçalves Pereira Junior. 



A primeira-dama deve permanecer em observação, por pelo menos 24 horas, em uma unidade de terapia intensiva. A expectativa é que ela seja transferida para um quarto nesta quarta-feira.



Na sequência, Virginia fará hemodiálise (filtragem do sangue) para, em seguida, estar apta para um transplante.



O prefeito Mauro Mendes (PSB) suspendeu sua agenda para acompanhar a esposa. 



A doença

A primeira-dama é vítima de doença renal policística (DRP), patologia crônica e de origem genética. 



Desde 2012, ela apresenta quadro de infecções bacterianas e, ao menos três vezes, passou por internações no Albert Einstein. 



Prefeitura emite nota (atualizado às 17hs36)

A secretaria de Comunicação de Cuiabá distribuiu nota à imprensa sobre o assunto. Confira:

"A Prefeitura de Cuiabá comunica que a primeira-dama do Município, Virginia Mendes, foi submetida a uma cirurgia para remoção dos rins na manhã desta terça-feira (18.02) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.



De acordo com o Boletim Médico encaminhado pelo hospital - assinado pelo médico especialista em nefrologia Virgílio Gonçalves Pereira Junior e pelo Diretor Superintendente Miguel Cendoroglo Neto -, a cirurgia foi bem-sucedida e o quadro de saúde da primeira-dama é estável.



Após a cirurgia, Virginia foi transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital, seguindo um procedimento padrão para o caso, com condição clínica estável, e iniciará programação de diálise nos próximos dias.



A intervenção cirúrgica foi programada e é a primeira etapa do tratamento de transplante dos órgãos afetados.



O prefeito Mauro Mendes encontra-se em São Paulo acompanhando a esposa e declarou após a cirurgia que está confiante no tratamento.



A Prefeitura de Cuiabá enviará mais informações sobre o quadro de saúde da primeira-dama assim que houver novos boletins médicos."