ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Mato Grosso recebe recurso para operacionalizar transplante

Data: Segunda-feira, 17/02/2014 00:00
Fonte: Nayana Bricat, especial para o GD

O Ministério da Saúde autorizou a liberação de recursos financeiros para Mato Grosso para aquisição de equipamentos e materiais permanentes e de custeio mensal para centrais de notificação, captação e distribuição de Órgãos.

 

Além de Mato Grosso mais 15 estados e o Distrito Federal receberão recursos para operacionalizar o Sistema Nacional de Transplante. Entre os estados estão: Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo, Amazonas, Goiás, Alagoas, Paraná, Acre, Paraíba, Tocantins, Rondônia, Piauí, Minas Gerais e Ceará.

 

Todas as portarias entram em vigor hoje. O recurso capital será de R$ 100 mil e o recurso mensal será no valor de R$ 30 mil para o Estado. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União na edição desta segunda-feira (17).

 

A possível retomada de transplantes em Mato Grosso já era estudada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT). Dados do DataSUS,mostram que desde 2009, o Estado deixou de realizar transplantes. Naquele ano apenas10 procedimentos de rim e córneas foram realizados. No final de 2013 o governo do Estado já havia anunciado o retorno das cirurgias de transplante de rins, já que Mato Grosso estava há quase 8 anos sem fazer o procedimento.