ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Excesso de chuva no Norte de MT interdita 9 pontes e estradas

Situação precária é na região Norte de Mato Grosso, na cidade de Sorriso. Ao menos três pontes caíram na água e outras estão submersas.

Data: Segunda-feira, 17/02/2014 00:00
Fonte: Kelly Martins Do G1 MT
Equipes estão trabalhando na região para permitir o acesso às propriedades (Foto: Assessoria/Prefeitura de Sorriso)Equipes estão trabalhando na região para permitir o acesso às propriedades (Foto: Assessoria/Prefeitura de Sorriso)

O excesso de chuva em algumas regiões de Mato Grosso tem provocado complicações nas estradas e causado transtorno para famílias da área rural. Na região Norte, por exemplo, no município de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, ao menos nove pontes estão interditadas e outras duas não aguentaram a força da água e caíram, impedindo o tráfego de veículos. Na cidade, choveu mais de 150 milímetros no fim de semana, o que representa aproximadamente 40% do total previsto para o mês, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe).


Além disso, a estrada estadual MT-443, na zona rural, está bloqueada em três pontos, sendo um deles na barragem da Fazenda Cella, ponto que liga a estrada à Linha Tropical e também dá acesso à Estrada do Barreiro. Outro ponto intransitável é o trecho que liga as propriedades Vilke e Casarin. Já na propriedade de Roque Rossato, a ponte não aguentou a força das águas e caiu. A ponte sobre o rio Lira, no Bairro Boa Esperança está sob as águas e, para seguir, é preciso desviar à direita, rumo à BR 163. Outra ponte que continua interditada é a do Rio Verde.


Várias barragens não aguentaram o volume de chuvas e a água acabou invadindo lavouras (Foto: Assessoria/Prefeitura de Sorriso)Várias barragens não aguentaram o volume de chuvas e a água acabou invadindo lavouras (Foto: Assessoria/Prefeitura de Sorriso)

Na região da fazenda Rodeio está sendo usada retroescavadeira para tentar baixar as águas. Assim como neste local, em vários outros foi preciso usar maquinários emergencialmente. O secretário municipal de Transportes, Romélio Gardin, disse que várias barragens não aguentaram o volume de chuvas e a água acabou invadindo lavouras, estradas, dificultando assim a passagem de pessoas e veículos.


Ele resssaltou também que  as equipes estão mobilizadas para tentar amenizar a situação permitindo o acesso às propriedades rurais e o escoamento da safra. Porém, não há previsão de quando as estradas serão liberadas e o secretário destaca que é preciso que o tempo colabore.


O município de Sorriso é o maior produtor de grãos do estado. A linha Tropical também está interditada em vários locais. Na Linha Bedin, a ponte está caída e a estrada está intransitável na região da travessa Damiani e da fazenda Gardin.


Em nota, a Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) informou que realiza fora do período de chuva a manutenção das pontes de madeira pelo estado. No entanto, nessa época do ano, segundo o órgão, os serviços de reforma são inviáveis e os trabalhos são executados de forma emergencial, de acordo com a realidade de cada ponto.