ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Municípios de MG decretam situação de emergência por causa da seca

Data: Sexta-feira, 14/02/2014 00:00
Fonte: Globo Rural

Américo Osselieri Leite tem três hectares de plantação de milho no município de Luz, na região centro-oeste de Minas Gerais. O produtor tem um pequeno rebanho leiteiro e boa parte da plantação é usada para alimentação do gado. A expectativa inicial de colheita era de 240 toneladas, mas por causa das altas temperaturas e da falta de chuva, a queda na safra deve chegar a 75%.



Sem colheita, Américo não tem como alimentar o gado, o que acaba refletindo na produção do leite, que é a principal fonte de renda da família.



Em outra propriedade rural, a plantação de milho teve o enraizamento, mas devido a falta de chuvas, a espiga não se desenvolveu.



Manoel Cabral Borges esperava colher 400 toneladas de milho na propriedade de 6,5 hectares, mas já perdeu quase tudo. As 200 cabeças de gado estão sendo tratadas com capim seco. “Estou cortando o capim para alimentar o gado, só que não vamos ter para a época de seca e nem pasto porque o pasto secou tudo”, diz.


De acordo com a prefeitura de Luz, os prejuízos no campo podem passar dos R$ 9 milhões. O município já decretou situação de emergência e a situação já afeta a economia e a renda das famílias.