ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aeroporto Marechal Rondon é o segundo pior do país

Quinze maiores terminais foram avaliados por usuários; MT subiu uma posição

Data: Sexta-feira, 07/02/2014 00:00
Fonte: ISA SOUSA/ MIDIA NEWS


Edson Rodrigues/Secopa

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon está em obras de reforma e ampliação desde 2012

 

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, é o segundo pior do país. O resultado está no Relatório Geral dos indicadores de Desempenho Operacional e foi apresentado na quarta-feira (5) pelo ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco. 


A pesquisa de opinião, feita pela Praxian Consultoria, foi realizada no último trimestre de 2013 e ouviu 18 mil passageiros, nos 15 maiores terminais do país. 


É a terceira vez que o levantamento é feito e, no caso de Mato Grosso, o Marechal Rondon subiu uma posição, ficando com média geral de 3,43 pontos, de um total de 5. 


Nas duas pesquisas anteriores, o aeroporto ficou em primeiro lugar entre os piores do país, com nota 3,49. 


Na pesquisa, os usuários avaliaram oito elementos – acesso, check in, emigração, inspeção de segurança, imigração, aduana, instalação aeroportuária, ambiente do aeroporto e satisfação geral - que estão divididos em 41 indicadores. 


Os indicadores, por sua vez, analisam, por exemplo, transporte público, disponibilidade de táxi, custo e instalações dos estacionamentos, tempo de fila para o check-in, atendimento e cordialidade, rigor na inspeção de segurança, sensação de proteção e segurança, conforto na sala de embarque, conforto térmico e acústico, entre outros. 


No item transporte público, a nota do Marechal Rondon foi 2,64. Em instalação do estacionamento, o terminal obteve a pior nota entre os 15 analisados: 2,54. 


No quesito disponibilidade de bancos, caixas eletrônicos ou câmbio, o Marechal Rondon também obteve a pior nota: 2,87. 


Limpeza dos banheiros e disponibilidade dos mesmos também estão em últimos lugares: 3,47 e 3,20, respectivamente. 


Pressão nas obras 


O Aeroporto Internacional Marechal Rondon está em obras de reforma e ampliação desde 2012. As melhorias do terminal visam a Copa do Mundo, que começa em junho.


Sob responsabilidade do Consórcio Marechal Rondon, formado pelas empresas Engeglobal, Farol Empreendimentos e Multimetal Engenharia, a obra está na Matriz de Responsabilidade assinada pelo Governo do Estado com a Federação Internacional de Futebol (Fifa). 


Apesar de estar há quase dois anos em construção, o Marechal Rondon tem apenas 40% da área prontas e, exatamente por estar na Matriz de Responsabilidade, é considerado essencial pela Fifa. 


No último dia 23 de janeiro, para fazer pressão, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, deu um ultimato ao Poder Executivo. 


Ele diminuiu os prazos e exigiu a entrega, até março, de nova área de embarque e desembarque de passageiros. De maneira total, Franco quer o terminal pronto no início de abril.