ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Quase 90 pessoas deram entrada no seguro desemprego durante janeiro em Aripuanã

Data: Quinta-feira, 06/02/2014 00:00
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS/ EDSON PRATES


Números do relatório mensal do SINE de Aripuanã apontam que em janeiro de 2014 foram registrados 230 pedidos de seguro desemprego, por trabalhadores que atuam nos municípios de Aripuanã, Colniza, Cotriguaçú, Juruena e Castanheira.


Do total, 86 pessoas que deram entrada no benefício, trabalham na cidade de Aripuanã. Conforme a coordenadora do SINE local, Antonieta Varaschin, esse número se deu pelo fato de que muitas empresas prestadoras de serviço, ou empreiteiras, concluíram seus serviços no final do ano e acabaram dispensando seus funcionários.


“Outra questão está relacionada às madeireiras, porque agora começa o período da Piracema da Madeira e muitas empresas precisam diminuir o ritmo de trabalho, com isso eles demitem o funcionário por um determinado período e nesse tempo o trabalhador já tem direito ao seguro desemprego”, acrescenta a coordenadora.


Segundo Antonieta Varaschin, ultimamente o SINE de Aripuanã tem enfrentado problemas no sistema de serviço online. “Não é só em Aripuanã, infelizmente o Brasil todo está com a mesma dificuldade. Porém, os técnicos estão trabalhando em Brasília e em Cuiabá para resolver essa situação”, esclarece.


Para dar entrada no seguro desemprego é necessário que o trabalhador tenha no mínimo 6 meses de contrato, com uma diferença de pelo menos 16 meses entre o último benefício recebido e o que ele vai receber.


Quem for dar entrada no benefício deve levar o requerimento do seguro desemprego; termo de rescisão do contrato de trabalho com o termo de quitação, em caso de estar trabalhando menos que 1 ano e de homologação no caso de estar trabalhando a mais de 1 ano; comprovante do saque do FGTS ou extrato de conta vinculada para fins rescisórios, adquirido junto à empresa; Carteira de Trabalho; RG; CPF; comprovante de escolaridade; comprovante de residência; e Cartão Cidadão, este último somente para quem já possui.


O SINE também atua na emissão de Carteira de Trabalho, cadastro e divulgação de vagas de serviço. Em Aripuanã o órgão está situado na Avenida Dardanelos, Centro.

 

A população pode procurar atendimento de segunda à sexta-feira, das 7 as 11 e das 13 às 17 horas. Mais informações pelo telefone: (66)3565-2393.