ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Grupo Flor Ribeirinha vai se apresentar no Peru

Data: Sábado, 01/02/2014 00:00
Fonte: Odocumento

O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo, Beira Rio, a convite do projeto Abrace Mato Grosso, vai participar da expedição ao Peru, no período de 03 a 14 de fevereiro. O projeto faz parte da rota interoceânica. O grupo vai apresentar naquele país, a dança do siriri com o espetáculo denominado "Eis aqui, sempre em flor, Mato Grosso, coordenado por Domingas Leonor.


A expedição parte de Cuiabá e vai percorrer em ônibus as cidades de Porto Velho, Rio Branco, Puerto Maldonado, Trujillo, Arequipa, Puno, Tchna e a capital Lima. A viagem é coordenada pela professora Jacy Proença que vai divulgar as potencialidades turísticas e sociocultural de Mato Grosso para os peruanos. Na ocasião, ela vai lançar uma cartilha sobre a história de Cuiabá.


Conforme a dirigente do grupo, Domingas Leonor, o grupo já levou o espetáculo ao Paraguai e aos estados de Santa Catarina e Minas Gerais, representando a cultura popular da região Centro-Oeste. A meta é divulgar a cultura brasileira e fortalecer os laços de integração entre os dois países. As apresentações do Flor Ribeirinha vão acontecer em várias cidades do Peru.


Os componentes do grupo, vão mostrar uma coreografia bem diversificada, com melodia e letra que retratam a vida ribeirinha e as tradições religiosas, como a dança em reverência a São Gonçalo. O cururu e o siriri são verdadeiros patrimônios da comunidade de São Gonçalo, Beira Rio O grupo Flor Ribeirinha completou 20 anos de atuação na comunidade, que foi fundada no século XVIII no território dos índios Coxipones. A pesca e a cerâmica integram a vida dos moradores, assim como as comemorações religiosas e as danças tradicionais.