ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Focos da ferrugem asiática aumentam 200% em MT

Data: Domingo, 12/01/2014 00:00
Fonte: Só Noticias

No intervalo de 30 dias, o número de focos de ferrugem asiática nas lavouras de soja de Mato Grosso aumentou 200%. No dia 12 de dezembro do ano passado, 5 pontos estavam sendo monitorados pelo Consórcio Antiferrugem, uma parceria público-privada no combate à doença. Atualmente, contando com a última ocorrência registrada em Campo Novo do Parecis, no dia 2 de janeiro deste ano, a ferrugem foi contabilizada em 15 lavouras mato-grossenses.


Mas importante que registrar e contabilizar a quantidade de focos é indicar o local de ocorrência da doença, de acordo com o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Luiz Nery Ribas, ao frisar que esse é o recado ao produtor. “A partir do momento que a doença está instalada, a região terá 15, 100, 1 milhão de focos. Naturalmente, com o clima favorável é natural que os focos cresçam. O objetivo do sistema de monitoramento é exatamente esse: alertar o produtor dos municípios daquela região que a ferrugem está presente. Redobre os cuidados”.


O diretor da Aprosoja orienta os produtores a terem técnicos capacitados e treinados para um manejo adequado, usando a ferramenta do monitoramento como auxílio. “Temos um histórico de mais de 10 anos. Sabemos quando vem e como chega (ferrugem). Nessa condição, devem ficar atentos”.


Monitoramento - Os 3 primeiros focos da doença na safra 2013/2014 foram registrados em novembro nos municípios de Alto Araguaia e Campos de Júlio. Em dezembro, o con- sórcio registrou outros 11 focos nas cidades de Alto Garças (1), Campo Novo do Parecis (1), Sapezal (3), Campo Verde (2), Campos de Júlio (3), Tangará da Serra (1).


Ribas ressalta que algumas regiões onde os focos apareceram primeiro, como Sapezal e Campos de Júlio, têm características de plantio de algodão. Nesse caso, é comum o plantio de soja precoce que, evidentemente, é colhida mais cedo e, por consequência, fica em condição de ter ferrugem mais cedo.