ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Telescópio da Nasa capta imagem apelidada de a ‘mão de Deus’

Explosão de estrela cria corpo celeste com formato inusitado e surpreende astrônomos

Data: Sábado, 11/01/2014 00:00
Fonte: O GLOBO

Uma imagem capturada pelo Telescópio Nuclear Espectroscópico (NuSTAR), da Nasa, uniu religião e astronomia. A nuvem de partículas e radiação formada após a explosão de uma estrela, localizada a 17 mil anos-luz de distância da Terra, criou no céu uma estrutura que quando vista em raios X é semelhante a uma mão, tendo sido assim apelidada de a “mão de Deus”. Em 2010, o telescópio espacial Chandra, também da Nasa, já havia observado a “mão de Deus” em raios X de mais baixa energia, que aparecem na imagem em verde e vermelho, e o NuSTAR acrescentou as porções de mais alta energia, em azul.

A imagem da “mão de Deus” mostra os resultados de uma supernova - nome dado às enormes e extremamente brilhantes explosões de estrelas com mais de 10 massas solares. O que fica para trás destas explosões é um corpo celeste chamado pulsar, que no caso da “mão” foi batizado de B1509 e gira em torno de seu eixo sete vezes por segundo, soprando um vento de partículas e radiação que empurra o material ejetado pelo colapso da estrela.


De acordo com a Nasa, um dos grandes mistérios do objeto é a interação específica das partículas e radiação emitidas pelo pulsar que criaram a aparência da mão. Mas os cientistas não têm certeza se o material ejetado realmente assumiu a forma de uma mão ou foi sua interação com as emissões do pulsar é que fez com que ele seja visto dessa maneira.


“Nós não sabemos se a forma de mão é uma ilusão de ótica”, afirmou Hongjun An, da Universidade McGill, em Montreal, em comunicado. “Com o NuSTAR, a mão se parece mais com um punho, que está nos dando algumas pistas”.


A “mão de Deus” é um exemplo de pareidolia, fenômeno psicológico que faz com que as pessoas percebam rostos e formas familiares em imagens aleatórias ou vagas. Outras exemplos comuns de pareidolia incluem ver animais e objetos em nuvens ou a sombra de um coelho na Lua.