ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

PSB de Mendes negocia para apoiar Taques ou Riva

Candidato forte ao Paiaguás reforçaria palanque de Eduardo Campos em MT

Data: Domingo, 24/02/2013 00:00
Fonte: LAÍSE LUCATELLI/ MIDIA NEWS

 

O PSB, comandado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, está negociando o apoio à candidatura do senador Pedro Taques (PDT) ao Governo de Mato Grosso em 2014.



A segunda opção do partido, em caso de recusa do pedetista, seria apoiar a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



De acordo com o jornal, o próprio Eduardo Campos entrou na articulação, com vistas a montar palanque para fortalecer sua eventual candidatura à Presidência da República.


Ele já teria conversado com o senador do PDT sobre a possibilidade de apoiá-lo, formando uma dobradinha em que o PSB indicaria o vice de Taques.



Em Mato Grosso, o PSB já tem o comando da Capital, com o prefeito Mauro Mendes, e ter um candidato forte ao Governo reforçaria ainda mais o palanque de Campos no Estado.



O Estadão menciona que, além de Mato Grosso, Eduardo Campos já está com articulações avançadas no Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Bahia.



Neste último, a intenção é lançar a ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) – aquela que afirmou haver “bandidos de toga” no Judiciário –, ao Governo ou ao Senado (Leia AQUI).

Tanto Pedro Taques quanto José Riva são vistos como fortes candidatos à sucessão do governador Silval Barbosa (PMDB).



Taques tem se fortalecido principalmente em função de sua atuação combativa no Senado, enquanto Riva exerce grande liderança no interior do Estado.


Aproximação com Riva

O apoio do PSB à candidatura de Taques é visto como natural no meio político mato-grossense, em função da aliança entre os dois partidos que vigora desde 2010, e das reiteradas declarações públicas de Mauro Mendes lançando Taques ao Governo.



A outra possibilidade mencionada por diversas vezes pelo prefeito de Cuiabá seria apoiar o retorno do ex-governador Blairo Maggi (PR).



Por outro lado, está em curso uma aproximação entre PSD e PSB, articulada pelo presidente regional do PSB, o deputado federal Valtenir Pereira.



Desde o fim do ano passado, Valtenir vem se aproximando de Riva. O deputado do PSB fechou apoio ao candidato de Riva à presidência da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o prefeito de Juscimeira, Chiquinho do Posto (PSD), que acabou eleito.


Posteriormente, o deputado interferiu nas articulações da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá, e levou dois vereadores do PSB – Onofre Junior e Faissal Calil – a apoiarem o candidato do PSD à presidência do Legislativo, João Emanuel, que é genro de Riva e lidera a oposição contra Mendes.



Em função dessa interferência, Valtenir foi criticado por Pedro Taques, que o acusou de ser o responsável pela derrota do grupo de Mendes na Câmara de Cuiabá.



Na quinta e sexta-feiras (21 e 22), Riva esteve em Recife (PE), liderando uma comitiva de deputados estaduais, que foram conhecer a gestão de Campos.



A visita foi a primeira de uma série que serão feitas a vários Estados do Brasil.